O município de Ituporanga encerra na sexta-feira (7) a agenda das cinco audiências públicas promovidas pelo Parlamento catarinense que debateu a flexibilização do Código Brasileiro de Trânsito, para a possibilidade criteriosa da livre circulação de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais e federais.
A iniciativa da Comissão de Agricultura e Política Rural foi proposta pelo deputado Oscar Gutz (PL), que informou que no final deste ciclo será elaborado um relatório, com um diagnóstico efetivo e conclusivo dos debates. “Esse relatório será remetido para diversos órgãos federais e para a Frente Parlamentar Catarinense em Brasília”, reiterou.
A proposta da Comissão de Agricultura e Política foi ouvir as opiniões de produtores rurais, populares, representantes das forças de segurança e autoridades políticas locais e regionais.
O parlamentar admite que além de Santa Catarina, outros Estados brasileiros estão envolvidos nessa pauta. “Todos os estados que têm o agronegócio como motor da economia estão levantando essa bandeira”, admitiu. Gutz deixou claro que essa pauta vai chegar até Brasília. “Queremos que Brasília escute o que os agricultores estão enfrentando com essa falta de bom senso. Com trabalhadores rurais tendo seus tratores apreendidos ou multados porque estão transitando nas estradas. Claro que tem que ser normatizado. Por isso, queremos que esse debate chegue em Brasília para envolvermos a nossa bancada federal e levar o pleito até o Ministério dos Transportes, assim consigamos essa flexibilização nas leis de trânsito”, avaliou o parlamentar.
As consultas populares já percorreram os municípios de Campos Novos, Papanduva, Abelardo Luz e Sombrio. (Agência AL)