A 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina que ocorreria em Rio do Sul a partir do dia 29 de novembro foi oficialmente cancelada na última semana. A decisão foi divulgada em nota conjunta assinada pelo presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Paulo André Jukoski da Silva, e pelo prefeito de Rio do Sul, José Thomé.
O evento aconteceria na capital do Alto Vale pelo segundo ano seguido entre 29 de novembro a 9 de dezembro, envolvendo diversos locais de competição e cidades da região. Para justificar o pedido, o município citou os dois decretos de calamidade pública, além dos 15 locais de competição que foram duramente afetados pelas cheias e as escolas estaduais e municipais que também foram atingidos. Outras cidades da região que também seriam parceiras do evento também foram atingidas pela enchente.
A nota conjunta ainda aponta as condições climáticas adversas para as próximas semanas, segundo previsões da Defesa Civil, além da dificuldade de locomoção de delegações e atletas por conta da malha viária estar comprometida em diversos pontos. Conforme Thomé, o município e o Governo do Estado trabalharam em diversas frentes para realizar o evento, desenhando diferentes modelos e formatos para a competição, mas não foi possível a realização.
“Infelizmente a enchente afetou muitos espaços onde os jogos ocorreriam diretamente e teríamos pouco tempo para montar os locais, prepará-los para receber os atletas e dirigentes. Foi uma decisão difícil, sabendo a importância que este evento tem para comunidade esportiva e também para a economia local, movimentando hotéis, postos de combustíveis, restaurantes e uma série de serviços. Estamos e continuamos à disposição do Governo do Estado para em 2024 voltar a sediar grandes eventos esportivos”, comentou Thomé.