Joinville, o maior município de Santa Catarina, é a cidade do Brasil que mais registrou mortes por dengue em 2023. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no boletim mais recente, foram 33 óbitos pela doença no município, que fica no Norte do estado.
O número de casos de dengue em 2023 já ultrapassou o total registrado em todo o ano passado em Santa Catarina. Segundo o balanço divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), foram 96.040 casos até 24 de julho, contra 83.276 no ano anterior.
Em 2023, o estado confirmou 89 mortes pela doença e seis ainda seguem em investigação. Durante todo o ano de 2022, 90 pessoas em Santa Catarina morreram por causa da doença. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Pra tentar conter a doença, Joinville mantém ações permanentes, como as visitas dos agentes de endemias as casas. Além disso, os profissionais vistoriam pontos estratégicos da cidade, como ferros velhos e centros de reciclagem, locais que podem oferecer mais riscos.
“Quando a gente identifica esse perfil epidemiológico do município, que a gente sabe onde tem os mosquitos, larvas, e onde tem paciente doente, a gente consegue ser mais assertivo, e direcionar nossas ações. Porque cada um desses tipos de perfil epidemiológico a gente consegue direcionar uma ação diferenciada. Então Joinville trabalha o ano todo, de janeiro a janeiro, na prevenção da dengue com diferentes estratégias, sempre tentando focar naquilo que foi identificado no bairro ou no local”, declarou a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Almeida.