O investimento pode chegar até R$ 4,4 milhões conforme o edital
Está aberto o edital de concorrência pública, que irá definir no dia 19 de maio, a empresa responsável pela construção de dois muros de gabião, na Estrada do Bonfim, em Rio do Sul. O investimento pode chegar até R$ 4,4 milhões conforme o edital, com a empresa vencedora da licitação sendo reconhecida pela menor proposta. A obra tem recurso da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com prazo máximo de execução de nove meses após assinatura da ordem de serviço.
A obra tem aproximadamente 2.370 metros quadrados. São dois muros, um com 80 metros de comprimento e altura variável de 4 a 7 metros, nas margens do Rio Itajaí Açu. Já a outra estrutura é um muro paralelo à Estrada do Bonfim, com 120 metros de comprimento e altura variável também de 4 a 7 metros. O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Rio do Sul, Fernando Cesar Souza, destacou que a execução dos muros é fundamental para a reconstrução e estabilização do talude da via e da margem do Rio Itajaí do Sul, já que houve deslizamentos de terra que comprometeram a segurança e a integridade da estrada nas enchentes de 2023.
“O muro de gabião irá reforçar a contenção do solo, prevenindo novos deslizamentos e erosões que possam afetar tanto a estrada quanto o rio. O gabião também desempenha um papel importante na proteção da margem do rio, minimizando o impacto das forças hidráulicas e preservando o equilíbrio ambiental da região. Essa obra vai trazer mais segurança através da estabilização dos taludes no local”, comentou Souza.