O presidente do Sebrae, o catarinense Décio Lima, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a criação do curso de medicina, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina, uma reivindicação da comunidade da região que já durava 10 anos. O Ministério da Educação confirmou que a assinatura da portaria do curso será dia 23 de janeiro, terça-feira da semana que vem, com a presença do ministro Camilo Santana.
Décio contabilizou o feito, nas redes sociais, como “mais uma importante ação do governo Lula com o povo de Santa Catarina”. A Administração Central da UFSC espera incluir as vagas para a graduação no próximo processo seletivo da instituição, que deverá ser provavelmente no segundo semestre de 2024. Inicialmente, devem ser oferecidas 30 vagas para estudantes de medicina em Curitibanos.
Antes, em maio de 2021, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) aprovou a implantação de um curso no Campus de Curitibanos da UFSC. A Camem recomenda que o curso ofereça 40 vagas anuais.
A proposta aprovada por Lula faz parte de uma estratégia de aumentar a oferta de médicos no país. O enfoque privilegiará a permanência dos profissionais nas regiões mais distantes dos grandes centros, um desafio para este e os próximos governos federais, já que um médico está apto para mercado depois de, no mínimo, oito anos, entre o curso, residência e especialização.
Via scc10.com.br