O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar na manhã deste domingo (15), após permanecer internado desde terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Apesar da liberação, ele não retornará imediatamente a Brasília.
“Seu quadro superou todas as expectativas. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar”, afirmou a médica Ana Helena Gremoglio em coletiva de imprensa.
Os médicos informaram que Lula ficará em sua residência na capital paulista até quinta-feira (19), quando realizará uma nova tomografia. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente poderá retomar atividades de trabalho gradualmente, mas precisará evitar esforço físico e manter repouso relativo por 15 dias. Viagens internacionais estão suspensas por enquanto.
Lula passou por duas intervenções médicas ao longo da semana: uma cirurgia na terça-feira (10) para drenar um hematoma intracraniano, resultado de uma queda em outubro no Palácio da Alvorada, e um procedimento endovascular na quinta-feira (12) para interromper o fluxo de sangue na artéria meníngea média, prevenindo novos sangramentos. Ele deixou a UTI na sexta-feira (13).
O presidente fez uma aparição surpresa na coletiva do hospital, usando um chapéu para cobrir os curativos na cabeça. Em tom emocionado, agradeceu a Deus e à equipe médica: “Quero agradecer primeiro a Deus, que tem cuidado de mim com muita generosidade. Me amparou quando tive câncer em 2012, quando sobrevoei o México por 5 horas em uma situação delicada, e agora, quando sofri essa queda”.
Fonte: ND +