O novo prazo para regularizar o documento segue até quinta-feira (29)
Mais de 5 milhões de eleitores em todo o Brasil correm o risco de ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral. O prazo para regularizar a situação terminou em 19 de maio, mas há uma última oportunidade até quinta-feira (29) para solicitar a reativação do título.
Eleitores que não votaram nos três últimos turnos eleitorais, não justificaram a ausência e não pagaram as multas correspondentes precisam regularizar o documento até esta semana. Essas pendências podem resultar no cancelamento do título, o que impede o eleitor de votar ou ser votado.
Como regularizar?
• Acessar o Autoatendimento Eleitoral ou o aplicativo e-Título;
• Comparecer a um cartório eleitoral;
• Apresentar documentos como título eleitoral, documento oficial com foto e comprovantes de votação ou justificativa.
É importante destacar que, mesmo após o pagamento das multas, o eleitor deve formalizar o pedido de regularização. A simples quitação não impede o cancelamento do título.
A partir de 30 de maio, os títulos não regularizados serão cancelados definitivamente. Em Santa Catarina, aproximadamente 200 mil eleitores podem ser afetados, com destaque para os municípios de Camboriú, Criciúma, Balneário Camboriú, Içara e Palhoça, que apresentam as maiores porcentagens de faltosos.
Para verificar sua situação, acesse o site do TSE ou o site do TRE-SC.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral