Em pouco mais de duas semanas, 51 pessoas foram presas, em Santa Catarina, durante a Operação Caminhos Seguros. Com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a ação ocorre em todo o país durante o mês de maio.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, 23 prisões foram realizadas em flagrante delito e 28 por mandados de prisão. E mais de 1,9 mil policiais, entre civis, militares e científicos participaram da operação.
Ainda, entre os dias de 2 a 20 de maio, foram fiscalizados 853 locais e 4,2 mil veículos. Palestras de conscientização sobre o tema também foram realizadas.
Neste período, 11 vítimas de violência sexual precisaram de atendimento.
Para Flávio Graff, secretário adjunto de Segurança Pública de Santa Catarina, o número de agentes envolvidos na operação quando comparado aos dados de presos ilustra a complexidade do tema:
“Foram cerca de dois mil integrantes para combater essa barbárie que é a exploração sexual de crianças e adolescentes”, conta.
Os crimes das pessoas presas
Nesta semana, uma ação policial com participação de uma agência internacional mirou em três municípios catarinenses. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Palhoça, Mafra e Jaraguá do Sul.
Dois investigados, de Mafra e Jaraguá do Sul, foram presos em flagrante por armazenar conteúdo ilícito.
Em Joinville, nesta terça-feira (21), um homem de 26 anos foi preso por armazenar pornografia infantil no computador.
Um mulher de 62 também foi alvo da Caminhos Seguros em Caçador, no Meio-Oeste. Ela é proprietária de um bar, conhecido por ser uma casa de prostituição, onde policiais flagraram uma adolescente de 16 anos que disse estar trabalhando.
Foto: Polícia Militar/Divulgação/ND
Fonte: ND+