Para fazer chegar mais rápido doações do Sudeste do Brasil às pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul, a Marinha do Brasil (MB), com apoio da Marinha dos Estados Unidos, fará uma operação típica de guerra segunda-feira (27). Sob a coordenação da MB, serão feitas transferências de cargas com helicópteros entre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlantico”, da marinha brasileira, que é o maior navio de guerra da América Latina, e o navio USNS Jonh Lenthall, integrante da Força-Tarefa capitaneada pelo Porta-Aviões Nuclear George Washington, dos EUA.
Estas informações sobre a Operação Taquari II são da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Segundo ela, o navio da marinha americana será abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela marinha brasileira.
Depois, ele se deslocará para o mar no litoral do Rio Grande do Sul, na região do Porto do Rio Grande, para encontrar o NAM “Atlântico”. Nessa etapa, ainda em alto-mar, as doações serão levadas de helicóptero para o navio brasileiro.
Segundo a embaixada, essa transferência de carga externa é denominada VERTREP (Vertical Replenishment) e consiste num desdobramento da Operação “Southern Seas – 2024”. A transferência das cargas será feita com helicópteros do Brasil e dos EUA.
Encerrado esse carregamento, o navio NAM vai atracar no Porto de Rio Grande para desembarcar as doações, que serão levadas para municípios atingidos pelas chuvas. Segundo a embaixada dos EUA, essa operação amplia a capacidade logística de transporte de donativos e contribui para ampliar a interoperabilidade entre as marinhas.
Desde o início da catástrofe no Rio Grande do Sul a marinha brasileira vem atuando no apoio às regiões afetadas. Até agora, já utilizou 10 navios para o transporte de 400 toneladas de doações. Também levou viaturas, aeronaves, equipamentos e outros suprimentos.

EUA aumentam ajuda ao RS
Na terça-feira (21), a embaixada norte-americana informou que os EUA aumentaram a ajuda humanitária para o Brasil atender o Rio Grande do Sul no valor de R$ 4,16 milhões, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Assim, o total do país para esse apoio aos gaúchos chega a R$ 5,2 milhões.
A informação sobre essa nova doação foi feita pelo vice-secretário dos EUA, Kurt M. Campebell, durante o Diálogo de Alto Nível Brasil-EUA, realizado em Washington, D.C. segunda-feira (20), no qual participavam a secretária-geral das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Maria Laura da Rocha, a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Estela Benetti/NSC