Evento em Balneário Camboriú teve sintonia entre lideranças e sinalizou possível aliança para 2026
Cerca de seis mil pessoas, vindas de todas as regiões de Santa Catarina, participaram na manhã deste sábado (25) do maior encontro político do Estado: a celebração dos 60 anos do MDB. O evento, realizado no Expocentro de Balneário Camboriú, reuniu toda a cúpula emedebista, incluindo o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP), além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e militantes dos quatro cantos do Estado.
Alinhamento com o governador
Nos discursos das principais lideranças, a sintonia com o governador Jorginho Mello (PL), presente ao encontro, foi evidente — um indicativo claro da aproximação entre as siglas com vistas às eleições de 2026.
O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Krelling, destacaram a parceria com o chefe do Executivo catarinense. As falas foram leves, mas carregadas de simbolismo, especialmente a menos de um ano do início do calendário eleitoral.
Elogios e memórias políticas
Jorginho Mello fez um discurso entusiasmado, relembrando momentos de apoio mútuo entre ele e o MDB. Citou que sua eleição ao Senado, em 2018 — considerada um marco em sua trajetória política —, só foi possível graças à coligação e ao apoio emedebista. O governador também mencionou ex-governadores do partido e lembrou que sua suplente no Senado, hoje titular do mandato, é Ivete Appel da Silveira, viúva de Luiz Henrique da Silveira.
Durante o discurso, Mello elogiou Carlos Chiodini em pelo menos duas oportunidades, afirmando que, sob sua liderança, “a chama do MDB está reacesa”. O governador foi aplaudido duas vezes: ao ser anunciado e ao encerrar sua fala — demonstração de afinidade com a base militante do partido.

Cenário eleitoral de 2026
A aproximação entre o PL e o MDB tem se intensificado. Há pouco mais de uma semana, em evento em Tubarão, Jorginho já havia sinalizado que pretende ter um emedebista como vice em sua chapa em 2026.
Curiosamente, o governador foi o único presidente de partido a comparecer à celebração dos 60 anos do MDB catarinense.
Confira o vídeo:
Fonte: SC Agora News












