Santa Catarina obteve um salto nas mortes por Covid-19 nos últimos meses, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Foram 42 óbitos em novembro de 2023, contra 21 no mês de outubro.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), no final de julho eram 79 confirmados. Já na segunda semana de outubro, o número de infectados subiu para 980. Segundo o Ministério da Saúde, uma nova variante chamada de BA.2.86.1, e sua sublinhagem, a JN.1 e a J G.3, foram detectadas no Brasil, com aumento de casos no estado do Ceará, principalmente na capital Fortaleza.
Nos últimos meses, o governo também vem monitorando a situação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Com o surgimento da nova variante do Coronavírus, o Ministério antecipou a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. A vacinação está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As subvariantes do vírus já foram encontradas em 47 países, sendo que a JN.1 já está correspondendo a 3,2% das detecções no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante da Covid-19 é avaliada como de baixo risco.
Fonte NSC
Foto: Arquivo NSC