A partir de segunda-feira (7), o consórcio Riosulense SPE Ltda. começará a operar os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em Rio do Sul. Apesar da mudança na empresa, a administração municipal informa que o número de coletas e o calendário nos bairros permanecerão inalterados. As mudanças ocorrerão apenas no horário da coleta de resíduos orgânicos e recicláveis, com a introdução de um novo turno de coleta, das 21h às 5h. O objetivo da alteração é otimizar e tornar mais eficiente o serviço de coleta na cidade. As modificações, que entram em vigor na próxima semana, abrangem tanto a área urbana quanto a rural, impactando diversos bairros.
Coleta de resíduos orgânicos
Na área urbana, os dias de coleta não mudam, mas o horário será ajustado em alguns bairros. Agora, os bairros Boa Vista, Laranjeiras, Albertina e Santa Rita terão a coleta de resíduos orgânicos no período da tarde. O bairro Santana passará a ser atendido à noite, enquanto na parte alta do bairro Budag, a coleta ocorrerá pela manhã, abrangendo a área da Rua Curt Schroeder até a Rua Ruth Demarchi.
Na zona rural, as mudanças serão mais significativas. A coleta de resíduos orgânicos ocorrerá duas vezes por semana em diversos bairros:
Albertina e Sumaré (Bomfim): segundas e sextas-feiras, no período vespertino.
Barra do Trombudo (final do asfalto – Rua Patrício Noveleto): segundas e sextas-feiras, no período matutino.
Valada São Paulo, Taboão (Evaldo Volkmann até encontro com Estrada Geral Albertina), Bremer e Bela Aliança: terças e sábados, no período matutino.
Fundo Canoas, Progresso, Canta Galo e Valada Itoupava: terças e sábados, no período vespertino.
Coleta de recicláveis
Na coleta seletiva, as alterações também incluem mudanças de horário em alguns bairros. No Centro e nos bairros Jardim América, Sumaré e Albertina haverá a coleta de recicláveis no período vespertino, mantendo o mesmo dia de coleta, sem alteração no calendário.
A principal novidade na coleta de recicláveis é a substituição do caminhão-baú pelo caminhão prensa, que visa aumentar a produtividade da rota, tornando o processo mais eficiente e sustentável, além de proporcionar mais segurança para a equipe de coleta.
Coleta de resíduos é expandida
Com a ampliação do perímetro urbano de Rio do Sul, estabelecida pela Lei Complementar nº 551/2024, a coleta de resíduos foi expandida nas áreas que antes pertenciam à zona rural. As mudanças nos horários de coleta também passaram a abranger essas novas regiões, beneficiando moradores que anteriormente não tinham acesso ao serviço de coleta semanal de lixo. A nova diretriz tem o objetivo de melhorar a eficiência do serviço e garantir que todos os bairros, tanto urbanos quanto rurais, recebam atendimento adequado.
Foram alocados 250 novos contentores de lixo no pátio da Defesa Civil Municipal, para substituir os atuais. O consórcio responsável pela distribuição já está realizando a instalação dos novos equipamentos.