Com o encerramento de mais um mutirão de castração de animais em Rio do Sul, a Secretaria de Saúde do município já realizou procedimento em quase 3,8 mil cães e gatos desde 2017. Na semana passada, foram 315 cirurgias, para animais de famílias dos bairros Barra do Trombudo, Barragem e Rainha, através de cadastro realizado pelas agentes comunitárias de saúde do bairro.
A castração de animais é uma atividade gratuita realizada pela prefeitura de Rio do Sul com o objetivo de ajudar a comunidade a ter um melhor controle sobre a criação de animais. Desta forma, o morador mantém em casa um bichinho que está seguro para não procriar, evitando possíveis abandonos.
Este é o segundo mutirão realizado no ano em Rio do Sul, já tendo passado pelo Santa Rita, Canoas e Fundo Canoas. Em outubro, outro evento já está sendo agendado, ainda sem definição de locais.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, passou pelo mutirão na semana passada e comentou da satisfação do município poder oferecer as cirurgias gratuitas para a população poder encaminhar os bichinhos de estimação. O investimento na contratação da empresa responsável pela castração foi de aproximadamente R$152 mil, com atendimento previsto de mil castrações de animais de pequeno e grande porte.