São pelo menos 1,6 mil metros de tubulações que serão instaladas, ajudando na redução de alagamentos na região
Uma das maiores obras de drenagem de Rio do Sul foi iniciada nesta semana e deve afetar o trânsito pela rua Governador Jorge Lacerda e região do bairro Budag. A obra tem projeto de uma grande rede de tubulações com pelo menos 1.641 metros de comprimento, cortando diversas ruas e ajudando a reduzir pontos de alagamento espalhados pelo bairro. Além disso, a galeria adequará a infraestrutura das vias para os ajustes futuros de trânsito por conta da nova ponte que ligará o Budag ao Canoas.
O motorista que precisar passar pela avenida Jorge Lacerda, na região das obras da nova ponte, vai precisar buscar desvios. A construção das galerias de drenagem devem atravessar a pista e também afetar outras ruas do bairro nas próximas semanas, dependendo do andamento que a empreiteira adotar.
A obra de macrodrenagem do bairro Budag terá redes de drenagem com tubos que chegam a 1,5 metro de diâmetro. Em alguns pontos, será necessário fileiras duplas, para dar conta da vazão da água da chuva, já que as redes existentes ficam sobrecarregadas em momentos de maior volume de precipitação.
Obras de macrodrenagem devem passar por nove ruas do Budag
Além da rua Jorge Lacerda, outras oito ruas do bairro Budag serão afetadas pela obra de macrodrenagem. Após concluído, o sistema deve ajudar na redução de pontos de alagamento em diversas regiões. Serão 1.640 metros de interligações, em um investimento de R$ 4.539.554,61 fruto de convênio do município com o Governo do Estado.
As novas redes de drenagem vão passar pelas ruas Albert Einstein, Alois Perfoll, Arthur Siewert, Beco Lourival Pereira, Rua Emanuel Kant, Jorge Lacerda, Luis Pasteur, Pedro Américo e Vitor Meireles.
Faz parte do contrato com a empreiteira, toda a cobertura de pavimentação das ruas afetadas, com o mesmo material já existente. O prazo para execução de toda a obra é de cerca de 180 dias de trabalho.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul