A Associação Nacional dos Detrans (AND), da qual o Detran/SC é membro, alerta os condutores sobre um novo golpe que vem sendo aplicado em todo o país.
Criminosos estão enviando notificações falsas por SMS, WhatsApp e e-mail, imitando as comunicações oficiais dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e já fez vítimas em diversos estados.
Uma das estratégias mais comuns dos golpistas é o envio de mensagens informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está sob risco de suspensão ou cassação. Essas mensagens contêm links que direcionam o usuário para páginas fraudulentas que simulam o sistema GOV.BR, do Governo Federal.
Ao acessar essas páginas e inserir seus dados, o cidadão é induzido a acreditar que está consultando infrações reais. O sistema falso exibe informações pessoais, infrações inexistentes e valores de multas, oferecendo uma opção de “regularização” para enganar a vítima. Casos foram registrados em estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Amazonas, Ceará e vários outros.
Em nota, a AND, presidida por Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran/ES, orienta os condutores a ignorarem mensagens suspeitas e denunciarem imediatamente à Ouvidoria ou às autoridades policiais locais. Para garantir mais segurança, os condutores podem utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite consultar infrações, aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e receber notificações de infrações e penalidades diretamente pelo celular, de forma oficial e segura.
Fonte: Secom