A cidade de Chapadão do Lageado foi atingida por uma forte enxurrada no final da tarde de domingo (28). Segundo o prefeito da cidade, Abel da Silva (Progressistas), foram 120 milímetros de chuva em apenas 30 minutos.
Em conversa com a reportagem do ND Mais, o chefe do executivo da pequena cidade de 3 mil habitantes ressalta que o poder público teve prejuízos. A água invadiu a sede da secretaria de Obras, dificultando os trabalhos de reconstrução da cidade.
Barreiras isolaram comunidades, bueiros entupiram e cabeceiras de pontes foram arrancadas. Houve perdas na lavoura e, devido à inundação na Secretaria de Obras, o município perdeu parte do maquinário.
“Teve mais de 80 centímetros de água na nossa praça e cerca de 60 centímetros de água dentro da nossa Secretaria de Obras. Convocamos todos os funcionários que estavam de férias e vamos restabelecer a normalidade em nosso município. Nunca no Centro de Chapadão do Lageado teve algo parecido”, disse o prefeito à reportagem.
Município poderá decretar situação de emergência devido à enxurrada
O município estuda decretar situação de emergência para obter recursos junto a outras esferas de governo, segundo o prefeito. Na manhã desta segunda-feira (29), Abel fez uma visita ao prefeito da cidade vizinha de Ituporanga, Gervásio José Maciel (Progressistas), para buscar apoio na reconstrução de Chapadão do Lageado.
Na cidade, os pontos mais castigados pela chuva no final da tarde de domingo (28) foram as comunidades Alto Rio Saltinho, Rio Saltinho e o Centro. Diversos vídeos que circulam nas redes sociais dão a dimensão do temporal que caiu na cidade em menos de 1 hora.
Segundo a prefeitura de Chapadão do Lageado, cerca de 10 famílias tiveram que sair de casa devido à chuva repentina, mas logo puderam voltar, pois a água baixou rapidamente. Comércios da região central da cidade também tiveram prejuízos. Não houve feridos.