O barreirista Vinícius de Brito (Acarisul-SC), que soma resultados expressivos nas categorias de base, optou por morar e treinar na cidade de Bragança Paulista, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho. Vinícius, que vai completar 18 anos no dia 3 de março, quer o índice para ir ao Mundial Sub-20 de 2024, de 26 a 31 de agosto, marcado para Lima (PER).
“Eu vim buscar a estrutura que aqui é oferecida para treinamento”, disse Vinícius, que tem o objetivo de ir para o Mundial, “fazer uma marca boa e ficar entre os três primeiros”. O melhor resultado do catarinense de Rio do Sul na categoria sub-20 nos 110 m com barreiras é 13.70 e sua busca é por bater essa marca. “O índice é 14.20. Pretendo fazer o índice de novo e baixar de 13.70”, afirmou.
Vinícius, que também corre bem os 400 m com barreiras – prova em que Alison dos Santos (EC Pinheiros-SP), o Piu, é campeão mundial e medalhista olímpico – disse que combinou com o treinador Dino de seguir nas duas provas até o Mundial. “Dependendo do programa horário de Lima e de como tudo estiver saindo priorizar os 110 m com barreiras”, comentou Vinícius que continua na Acarisul e recebendo ajuda da Fundação Municipal de Desportos (FMD), da Prefeitura de Rio do Sul.
“Estamos recebendo ajuda para aluguel, alimentação, transporte da Fundação e da Prefeitura”, disse Vinícius que compartilha a moradia em Bragança Paulista com Vinícius Klein de Freitas, de 19 anos, medalha de prata no Brasileiro Sub-20 de Timbó no salto em distância em 2023.
Vinícius foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes do último Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, realizado em Aracaju, Sergipe, em agosto de 2023. Levou a foto do pai Gelson de Brito falecido ao pódio, uma homenagem de um atleta que queria jogar futebol quando conheceu o atletismo aos 12 anos e já chegou à seleção brasileira. “Tenho certeza que ele está me acompanhando sempre”, disse.
Vinícius conquistou a medalha de ouro nos 110 m com barreiras tornando-se bicampeão brasileiro sub-18 com 14.14 (-3.1 m/s). Também foi campeão nacional e do Sul-Americano de Bogotá sub-20 em 2023 nos 400 m com barreiras, com 51.98, tempo que é o seu melhor pessoal. No 1º Ibero-Americano de Lima, no Peru, em setembro, levou o ouro nos 110 m com barreiras e a prata nos 400 m com barreiras. Nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023, competição do Comitê Olímpico do Brasil (COB), bateu o recorde sul-americano sub-18 nos 110 m com barreiras, com 13.20.
Em 2021, no Brasileiro Sub-16 em Timbó (SC) foi ouro no pentatlo (2.622 pontos) e nos 100 m com barreiras (14.11). Em 2022, no Brasileiro Sub-18 foi campeão nos 110 m com barreiras (14.61) e nos 400 m com barreiras (54.07) em Bragança Paulista (SP). Em 2023, foi ouro nos 400 m com barreiras (53.01) também no Brasileiro Sub-20, em Cascavel (PR).
“Parece irreal, tem sido tudo muito ligeiro. Em 2021, eu disputei o Olesc, Jogos do Estado (SC), me qualifiquei para os Jogos da Juventude e começou a dar tudo certo, com todos os objetivos sendo cumpridos. Estou confiante nos resultados”, disse Vinícius, que treinava com Jeferson Bagatoli, o Jefinho.
Vinícius comenta que foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck de Rio do Sul quando tinha 12 para 13 anos para jogar futebol. “Eu fui para jogar futebol. Entrei na sala errada, a sala do futebol era ao lado a do atletismo. Pedi para treinar e comecei a correr, achava que era atividade física e só descobri quase um mês depois quando perguntei ao Jefinho quando tinha treino com bola”, contou Vinícius. “Aqui não é futebol, é atletismo”, ouviu do treinador. “Eu já estava, gostei e resolvi ficar no atletismo”, acrescentou. O acaso está revelando um talento para o atletismo brasileiro.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Com informações: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)