A partir da tarde de sexta-feira (1), há previsão de chuva intensa e temporais, começando pelo Grande Oeste e se estendem para as demais áreas de divisa com o Rio Grande do Sul no decorrer da tarde e para o restante do estado entre a noite e a madrugada de sábado (2). Essa condição de instabilidade no tempo se prolonga até a noite de segunda-feira (4), atingindo todas as regiões de SC.
Durante este período, Santa Catarina ficará sob influência de uma frente fria, que se forma e avança pelo Sul do Brasil, e de sistemas de baixa pressão, que se formam no Paraguai e se deslocam para o mar. Toda essa instabilidade ainda é reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Nestes dias, a chuva ocorre de forma frequente com forte intensidade por alguns momentos e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, deixando o risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e também aos temporais com destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica.
De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, os modelos de previsão do tempo indicam volumes acumulados superiores a 100 mm para áreas do Grande Oeste e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul neste período. Para as demais regiões, são esperados volumes entre 50 e 75 mm, em média, mas pontualmente podem ser ainda maiores.