Uma ponte desabou na madrugada de terça-feira (26) sobre o Rio Patapsco, na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, após ser atingida por um navio cargueiro.
Vários veículos atravessavam a Ponte Francis Scott Key, que tem aproximadamente 3 km de extensão, quando ela desabou. Operários também trabalhavam no local, fazendo reparos na estrutura, na hora da tragédia.
Ao menos seis pessoas desapareceram e já são consideradas mortas pelas autoridades locais. Ao longo do dia, foram feitos diversos tipos de busca por meio de barcos de helicópteros. No entanto, no início da noite, a Guarda Costeira americana informou que os indícios apontam que não há sobreviventes.
As vítimas desaparecidas, segundo as apurações iniciais, eram seis trabalhadores da construção civil que faziam reparos na ponte.
O contra-almirante Shannon Gilreath, da Guarda Costeira americana, disse que os desaparecidos são considerados mortos por causa do tempo de desaparecimento e da alta temperatura da água, já que a principal suspeita é de que eles caíram na água após a colisão do navio.
A Guarda Costeira informou que enfrentou dificuldades para buscar as vítimas por conta da temperatura da água e dos inúmeros detritos da ponte, que poderiam atingir os membros da equipe de resgate.
Em razão disso, a Guarda Costeira suspendeu a busca e disse que agora está se concentrando em uma missão de recuperação dos corpos.
Não é descartado que haja mais vítimas
Em declaração após o acidente, o presidente americano Joe Biden alertou que o número de desaparecidos ainda pode mudar. Biden classificou o colapso da ponte como um “terrível acidente” e lembrou que milhares de empregos dependem do porto de Baltimore. “Ele movimentou uma quantidade recorde de carga no ano passado. É também o principal porto da América tanto na importação quanto na exportação de automóveis”, disse Biden, acrescentando que 800 mil veículos passam por aquele porto todos os anos.
O presidente americano afirmou que as atividades de busca e resgate no local são “prioridade máxima” e que o governo também fará de tudo pela manutenção dos 15 mil empregos ligados às atividades do porto. O democrata disse ainda que o governo deve arcar com todos os custos de reconstrução da ponte.
Ao longo do dia, duas pessoas foram retiradas da água, uma delas em estado grave. “Um indivíduo foi levado para um centro de trauma local e encontra-se em estado muito grave”, afirmou mais cedo o chefe da polícia de Baltimore, James Wallace.
De acordo com as autoridades, a temperatura da água no porto de Baltimore é de aproximadamente 9ºC. Uma pessoa pode sofrer hipotermia quando a temperatura corporal cai abaixo de 35ºC, explica o site do NHS, serviço público de saúde do Reino Unido.