O projeto prevê a remoção de sedimentos em um trecho de 750 metros do leito e das margens, além da eliminação da “ilha”
Na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, esteve na capital do Alto Vale para acompanhar as obras de dragagem do rio, em Rio do Sul. O projeto prevê a remoção de sedimentos em um trecho de 750 metros do leito e das margens, além da eliminação de uma ilha e limpeza de galharia, com o objetivo de melhorar o fluxo do rio e reduzir o risco de enchentes na região.
A empresa responsável, Penascal, finalizou o acesso até a ilha e está aplicando cascalho para facilitar a entrada e saída de caminhões, que farão o transporte dos sedimentos retirados. Além disso, a margem direita já passou por uma limpeza significativa, e uma escavadeira iniciou a remoção de materiais na ilha. Nos próximos dias, um novo equipamento será incorporado às operações para dar início à conformação dos taludes e ampliar a retirada da ilha, agilizando o processo de desassoreamento.
Esse segundo trecho do desassoreamento do Rio Itajaí-Açu é uma demanda histórica da população de Rio do Sul, uma vez que a cidade sofre constantemente com inundações, especialmente em períodos de chuva intensa. O acúmulo de sedimentos no leito do rio dificulta o escoamento da água, aumentando o risco de transbordamentos.
Fonte: Ascom / SPDC