Uma ampla operação contra o tráfico de drogas foi iniciada nesta terça-feira (9), contra um grupo criminoso cujos membros coordenavam suas atividades de dentro da penitenciária de Chapecó. Segundo a Polícia Civil, dos 49 alvos, 17 já foram detidos até o momento. As ações estão ocorrendo em seis cidades de Santa Catarina.
As investigações, iniciadas em novembro de 2022, revelaram uma rede criminosa atuante em Campos Novos, Brusque, Chapecó, Celso Ramos, Joinville e Araquari. De acordo com o delegado Adriano Almeida, o grupo organizava o fluxo semanal de drogas, com origem em Joinville e Araquari, na região Norte do Estado, rumo ao Meio-Oeste de Santa Catarina.
“De dentro da cadeia, eles emitiam ordens para fora e gerenciavam os pontos de venda de drogas. Um dos detidos tinha uma posição de liderança na organização criminosa e dirigia o tráfico em Campos Novos”, explicou o delegado.
Além das prisões, foram realizados mandados de busca que resultaram na apreensão de maconha, cocaína, crack, duas armas de fogo e R$ 15 mil em dinheiro.
A megaoperação mobiliza mais de 200 policiais de diversas unidades de Santa Catarina, com apoio do Serviço Aeropolicial (SAER) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil.