A Justiça aceitou a denúncia contra o prefeito Luiz Shimoguiri (PSD), de Três Barras – o último dos 16 prefeitos presos preventivamente na Operação Mensageiro que ainda não havia tido o caso analisado.
Com isso, a Justiça fecha o ciclo na Operação Mensageiro. Todos os prefeitos tiveram a denúncia aceita e se tornaram réus em processos sobre o caso. Após a aceitação da denúncia, o processo tem início, com etapas como produção de provas, audiências e depoimentos de testemunhas e dos investigados. No caso da Mensageiro, há um processo separado para cada cidade em que as supostas fraudes apuradas teriam ocorrido. Cada ação costuma incluir o prefeito investigado, eventuais secretários e os membros da empresa pivô da operação.
Destes, 10 prefeitos já renunciaram ou perderam o cargo no decorrer da investigação. Por conta disso, os processos contra eles foram ou estão sendo remetidos para o primeiro grau, para ser analisado pelas comarcas locais. Nos casos em que os gestores seguiram no cargo mesmo presos, os processos são analisados pelo Tribunal de Justiça.
Informações NSC