O GAECO cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (22), em quatro cidades catarinenses
Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, deflagrou a operação “Verus Dominus”. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A investigação apura crimes como organização criminosa, fraudes em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, além de corrupção ativa e passiva.
As apurações revelaram indícios de um esquema envolvendo funcionários públicos e empresários para direcionar licitações e contratos na Secretaria de Saúde de Rio do Sul. As irregularidades incluem pregões eletrônicos para exames médicos e dispensas de licitação para reparos em postos de saúde afetados pelas enchentes de 2023 e manutenção de aparelhos de ar-condicionado.
Buscas foram realizadas na Prefeitura de Rio do Sul, na Secretaria de Saúde, em sedes de empresas envolvidas e nas residências dos investigados. A operação segue sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas após a liberação dos autos.
“Verus Dominus” significa “verdadeiro dono” em latim, referência ao principal investigado, acusado de criar empresas em nome de terceiros (“laranjas”) para ocultar sua ligação direta com os contratos fraudulentos.
Fonte: MP