O papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral e segue internado no hospital de Gemelli, em Roma
Após o diagnóstico de pneumonia bilateral, o papa Francisco, internado há cinco dias, passou uma “noite tranquila no hospital de Gemelli, em Roma”, segundo o Vaticano. O informe foi divulgado nesta quarta-feira (19).
De acordo com o comunicado, Francisco teve uma noite serena, “acordou e tomou café da manhã”. Depois, o pontífice se levantou e foi sentar-se em uma poltrona. Apesar da pneumonia que atinge os dois pulmões, “o coração está bem”.
O Vaticano disse, ainda, que as condições clínicas do papa continuam complexas, de acordo com as “radiografias de tórax”. Nesta terça-feira (18), quando houve o diagnóstico, foi informado que o caso exige um tratamento farmacológico adicional.
Como está o quadro de saúde do papa Francisco
“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz trecho do comunicado divulgado pelo Vaticano.
O papa foi internado, inicialmente, com uma bronquite. Ao longo dos dias, o caso evoluiu para uma infecção. No domingo (16), ele não participou da missa e da oração semanal, e pediu desculpas aos fiéis.
A participação de Francisco nos próximos eventos que acontecem no fim de semana foi cancelada.
Fonte: G1