Segundo o boletim médico, o papa permanece sob cuidados intensivos
A Sala de Imprensa da Santa Sé atualizou, nesta segunda-feira (10), o estado de saúde do Papa Francisco, internado no Hospital Gemelli desde 14 de fevereiro. Segundo o comunicado, o Pontífice passou uma noite tranquila e segue em repouso.
No domingo (9), o Papa acompanhou remotamente os exercícios espirituais da Cúria Romana, realizados na Sala Paulo VI e conduzidos pelo frade capuchinho padre Roberto Pasolini. Apesar da hospitalização, Francisco se uniu espiritualmente aos participantes por meio de videoconferência.
Pela manhã, ele recebeu a visita do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e do substituto da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra. Além disso, celebrou missa com a equipe médica e assistentes que o acompanham.
Tratamento e quadro clínico
O Papa segue com seu tratamento, incluindo fisioterapia respiratória e motora. A dieta prescrita pelos médicos, que já inclui alimentos sólidos, continua sendo mantida. De acordo com o boletim médico de sábado (8), o Papa apresenta melhoras graduais, mas sua condição ainda é considerada complexa, o que justifica a manutenção do prognóstico reservado.
Durante o dia, ele recebeu oxigenação de alto fluxo por cânulas nasais e, à noite, voltou à ventilação mecânica não invasiva, conforme planejado. Diante da estabilidade do quadro clínico, não houve boletim médico no domingo à tarde. No entanto, uma nova atualização oficial deve ser divulgada nesta segunda-feira à noite.
Fonte: Vaticano