A professora Valkyrie Vieira Fabre e cinco estudantes do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Ibirama, foram agraciados em suas categorias pelo Prêmio Chico e-Cidadania. A docente e os acadêmicos integram o Grupo de Estudo e Pesquisa em Contabilidade Pública (GCOP) da Udesc Alto Vale.
A cerimônia de premiação ocorreu durante o 13º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público, um dos principais eventos de contabilidade pública das Américas, realizado em Recife, no início de outubro.
Categoria Profissional
Na Categoria Profissional, a professora Valkyrie Vieira Fabre conquistou o primeiro lugar com o artigo “Abordagem Contábil Contemporânea do Comportamento de Custos: Cost Stickiness e Reverse Cost”, coescrito com o professor Altair Borgert, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
“Estou muito feliz por termos conquistado quatro prêmios para a Udesc por meio das pesquisas realizadas em nosso grupo”, destaca.
Esta foi a terceira vez que a professora foi contemplada com o prêmio, que ela venceu em outras duas edições, em 2018 e 2019, tanto na Categoria Profissional quanto na Estudante.
Estudantes
Na Categoria Estudante, os bolsistas voluntários do GCOP, orientandos da professora Valkyrie, levaram todos os prêmios:
- 1º lugar: Tailane Brito, com o artigo “Mutações nos Níveis de Transparência dos Municípios Catarinenses e as Possíveis Interferências da LGPD”.
- 2º lugar: Adrian Odelli, Larissa Montagna e Vitor Hugo de Andrade, com o artigo “Análise dos Gastos com Pessoas nos Governos Locais: Mudanças Trazidas pela Pandemia”.
- 3º lugar: Jonas Fossa, com o artigo “O que Mudou nos Gastos Com Saúde nos Últimos Anos?”.
Para Taliane Brito, a premiação é motivo de “alegria e orgulho”. “Participar de um evento tão grandioso e ser reconhecida com o prêmio de melhor artigo é uma recompensa que valoriza todo o esforço que dediquei à pesquisa”, afirma.
Sobre o prêmio
O prêmio visa estimular a pesquisa em tópicos relevantes para o setor público, com o objetivo de compartilhar esses conhecimentos com a comunidade acadêmica e a sociedade, em um evento internacional. Em 2023, o tema do prêmio foi “Qualidade do Gasto Público: Controle social, Governo aberto, Inovação, Governança, Contabilidade e Eficiência”.
Além disso, a premiação busca reconhecer trabalhos de alta qualidade técnica e aplicabilidade na Administração Pública e na sociedade, recompensando os vencedores com um prêmio em dinheiro.