Golpes consistiam em falsos motoboys que cobravam frete e clonavam dados de cartão das vítimas
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prendeu um homem envolvido em uma série de golpes de estelionato na cidade de Blumenau. O esquema criminoso foi descoberto após diversas denúncias de fraudes envolvendo falsas entregas. O golpista, utilizando informações pessoais das vítimas, como nome, endereço e data de aniversário, se apresentava como motoboy e alegava que um presente havia sido enviado, sendo necessário pagar apenas o valor do frete.
O pagamento era feito exclusivamente com cartão de crédito, momento em que o criminoso clonava os dados do cartão. Em alguns casos, ele cancelava a operação e solicitava que a vítima repetisse o pagamento, porém alterava o valor da transação sem que ela percebesse.
Identificação do golpista
Os policiais identificaram um homem com uma motocicleta e mochila que coincidiam com as imagens capturadas por câmeras de segurança. Ao perceber a presença da equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), o suspeito tentou fugir, mas foi rapidamente interceptado. Durante a fuga, o homem jogou fora uma máquina de cartão, que foi recuperada no quintal de uma residência.
Com o suspeito, de 26 anos, foram apreendidas três máquinas de cartão de crédito, um dispositivo “chupa-cabra” usado para coletar dados de cartões, dois aparelhos celulares, uma cesta de chocolates e a motocicleta utilizada nos crimes. Este é o segundo suspeito preso pelo mesmo golpe em Blumenau. O homem, natural de São Paulo, fazia parte de uma quadrilha que obtinha informações das vítimas por meio de um banco de dados e enviava os golpistas para se passarem por motoboys.
Fonte: Ascom/PMSC