Essa foi a maior movimentação de veículos da história do Brasil em uma única escala
Após quatro dias de trabalho, foi concluído neste domingo (1º) o desembarque de 7.292 carros elétricos e híbridos da montadora chinesa BYD no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Os veículos chegaram na quarta-feira (28), trazidos pelo maior navio de transporte automotivo do mundo, o BYD Shenzhen.
Segundo o terminal, essa foi a maior operação de descarga de veículos da história do Brasil em uma única parada.
Para garantir rapidez e segurança, a operação foi cuidadosamente planejada e contou com uso de grandes guindastes, rebocadores, e monitoramento constante da profundidade do canal.
Agora, os carros seguirão por rodovias para centros de distribuição e concessionárias em todo o país. O superintendente do porto, João Paulo Tavares Bastos, destacou a eficiência da operação, que reforça o papel do porto como referência no recebimento de cargas de alto valor. Um relatório completo da operação será divulgado em breve.
O Porto de Itajaí integra o terceiro maior complexo portuário do país. A estrutura voltou a estar sob gestão do governo federal em janeiro deste ano. Na última quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em cerimônia no local e anunciou investimentos que totalizam R$ 844 milhões para modernizar e ampliar a capacidade do porto.
Fonte: G1 SC