Motoristas que emitiram o documento até 5 de dezembro de 2025 devem buscar a habilitação antes do descarte
Milhares de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) permanecem esquecidas nas unidades do Detran de Santa Catarina, levando o órgão a adotar uma medida para reduzir o acúmulo de documentos. Os motoristas que emitiram a habilitação até 5 de dezembro de 2025 têm até esta terça-feira (2) para retirar o documento. Após essa data, as carteiras que não forem buscadas serão inutilizadas.
Retirada não exige agendamento
O Detran informa que não é necessário realizar agendamento prévio para retirar a habilitação. O documento pode ser retirado pelo próprio titular mediante apresentação de um documento oficial com foto. Em casos específicos, a entrega também pode ser feita a um representante legal devidamente autorizado por procuração.
Consulta pode ser feita pelo aplicativo
Os motoristas podem verificar se possuem uma CNH pendente de retirada por meio do aplicativo CNH Digital, onde constam informações sobre a emissão do documento. Caso seja necessária a retirada da versão física, o atendimento deve ser realizado na mesma unidade responsável pela emissão ou renovação da habilitação.
O Detran alerta que os documentos não retirados dentro do prazo serão destruídos. Nesses casos, o condutor precisará solicitar uma nova emissão da CNH e arcar novamente com as taxas exigidas para o procedimento.
Fonte: ND Mais








