Obra está orçada em R$ 28 milhões e prevê a pavimentação em concreto com uma pista de sete metros de largura e ciclovia
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, apresentou nesta segunda-feira (4) o projeto de pavimentação de 5 quilômetros e meio da Estrada do Redentor, que liga o bairro Canta Galo ao Instituto Federal Catarinense (IFC). Desenvolvido pela equipe de engenharia da Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), o projeto está orçado em R$ 28 milhões e prevê a pavimentação em concreto com uma pista de sete metros de largura, faixas de acostamento e espaços dedicados para ciclistas. Durante a coletiva, Thomé destacou que a obra atende uma demanda antiga da comunidade e também dos estudantes do IFC, que utilizam diariamente a via.
“Agora já temos o custo estimado: o projeto prevê duas pistas com 3,5 metros de largura e acostamentos de 1,5 metros em cada lado, totalizando aproximadamente 5 km de pavimentação, com um orçamento de R$ 28,7 milhões. Isso significa que temos o projeto em mãos. Assim como um cidadão precisa de um projeto aprovado para reformar ou construir uma casa, agora contamos com um plano formal para essa obra. Nos dias 11 e 12 de maio, estarei em Brasília para avançar com essa obra tão importante, que vai beneficiar mais de 2.000 pessoas, incluindo alunos e professores do Instituto Federal, além de moradores de bairros estratégicos da região”, explicou.
Além da Estrada do Redentor, a equipe da Amavi anunciou ainda a conclusão do projeto da Serra Canoas, ligando o asfalto da Estrada Boa Esperança, no Fundo Canoas, em mais 2,6 quilômetros. O projeto é estimado em R$ 10 milhões, também com pistas de sete metros de largura e acostamentos.
“O projeto, estimado em R$ 10 milhões, já está concluído, o que permite ao Executivo Municipal buscar parcerias com o Governo do Estado, o Governo Federal, ou até mesmo financiamento para a obra. Esse projeto também prevê a elevação da rua Pedro Avelino, uma via que conecta o bairro Barra do Trombudo à BR-470, passando pela região das arrozeiras. A elevação do leito da pista em cerca de 1,5 metros é essencial para proteger a área durante períodos de enchentes, beneficiando diretamente a população em momentos críticos de chuvas. A nova estrutura prevê duas pistas com calçadas em ambos os lados e uma ciclovia de 2 metros. A via, que atualmente possui cerca de 7 metros de largura, passará a ter 16 metros, proporcionando mais segurança e fluidez no trânsito. O projeto também inclui a revitalização da Avenida Governador Ivo Silveira, com ciclovia e repavimentação, além de um novo acesso a leste da cidade. Outra parte importante do projeto, com investimento previsto de cerca de R$ 8 milhões, é a criação de uma rótula de retorno no bairro Barra do Trombudo, para facilitar a manobra de caminhões e melhorar o fluxo, garantindo uma estrutura bem diferente da atual”, finalizou.