O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, participa na sexta-feira (22) do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no estado do Piauí.
Thomé está a caminho de Teresina onde vai ministrar a principal palestra do evento. O prefeito de Rio do Sul vai compartilhar experiências exitosas, como a cidade mais rápida do Brasil para abrir uma empresa e a primeira do país a isentar taxas e alvarás.
No ano passado, Rio do Sul foi o único município de Santa Catarina reconhecido na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022. Na ocasião, o prefeito José Tomé recebeu o Prêmio Sebrae Cidade Empreendedora – Região Sul pelo desenvolvimento do programa Rio do Sul – Capital de Oportunidades.
Essa distinção reconhece especialmente o gestor que tomou iniciativas para melhorar o ambiente de negócios. Uma das ações desse projeto, que começou em 2017, foi a abertura da Casa do Empreendedor, que oferece tudo num só local para o empresário abrir um negócio. Essa inciativa permitiu ao município alcançar números pujantes. Em 2016, Rio do Sul tinha 5.299 empresas e em 2021 somou o dobro, 10.700. O total de empregos formais cresceu 4.000 no período.
Outro ponto valorizado é a velocidade para abrir negócios. Em 2017, o empreendedor demorava 116 horas para abrir uma empresa em Rio do Sul. Em 2021, o tempo caiu para 12 horas e, agora, com novo sistema tecnológico, a cidade é a mais rápida do Brasil ao abrir empresas em alguns minutos.
Outro diferencial do município é a consultoria aos pequenos negócios.
Foto/crédito: Sebrae/Divulgação