Um dos temas debatidos na última assembleia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), realizada no início da semana, foi a queda na arrecadação dos Municípios e medidas para contenção de despesas, entre elas, a adoção de turno único. O encontro dos prefeitos do Alto Vale ocorreu na sede da Udesc, em Ibirama.
De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a partir do início do segundo semestre deste ano, os Municípios passaram a ter sucessivas reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de arrecadação. O estudo da CNM apontou que 56% dos municípios catarinenses fecharam o primeiro semestre com as contas no vermelho.
Diante destes números e como não há previsão de melhoras para os próximos meses, os prefeitos do Alto Vale apontaram a adoção de turno único como uma possível medida de economia a ser adotada. Respeitadas as peculiaridades de cada Município, a assembleia da Amavi deliberou que a adoção de turno único poderá ocorrer caso haja necessidade para o equilíbrio e fechamento das contas, observadas as condições de lei municipal.
Foto/crédito: Milã Signore/Amavi/Divulgação