Na manhã desta quarta-feira (22), o rio Itajaí-Açu atingiu o nível de 6,48m às 6h55, o que configura como o fim da enchente e a saída do estado de emergência, por parte da Defesa Civil. Entretanto, toda a mobilização do órgão, da Prefeitura de Rio do Sul e do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) no município permanece, por conta da previsão de chuva para esta quarta e quinta-feira.
A cota de inundação está em 12 metros e a cota de atenção em 13 metros, após as chuvas previstas. Em Rio do Sul, é considerada enchente quando o rio passa do nível dos 6,5m, causando a saída da calha, mudando também o estado da Defesa Civil para emergência. As primeiras ruas do município passam a ter o início de inundação com o nível por volta de 7 metros.
Entretanto, nem sempre as ruas ficam inundadas apenas quando o rio Itajaí-Açu atinge 6,5 metros. Isso pode acontecer também por conta da elevação do nível de ribeirões ou de outros rios que cortam a cidade, como o Itajaí-do Sul e o Itajaí do Oeste. A medição oficial da Defesa Civil é feita no sensor da ponte Dom Tito Buss, no rio Itajaí-Açu, que fica entre os bairros Jardim América e Canta Galo.