Nesta segunda-feira (16), o Instituto Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os últimos documentos necessários para a aprovação da Butantan-DV, a primeira vacina do mundo contra a dengue em dose única.
Caso o imunizante receba autorização, o Butantan poderá produzir até 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde ao longo dos próximos três anos. A entrega incluiu três pacotes de informações detalhadas sobre a fabricação e os testes clínicos da vacina, marcando a etapa final no processo de aprovação. Os ensaios clínicos do imunizante, que duraram cinco anos, foram concluídos em junho deste ano.
Entrega das doses no ano que vem
Se aprovada, o Instituto Butantan prevê a entrega de 1 milhão de doses já em 2025. Nos anos seguintes, entre 2026 e 2027, a produção pode alcançar 100 milhões de doses. A fábrica do imunizante, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, já foi inspecionada e aprovada pela Anvisa, atendendo aos critérios técnicos e operacionais exigidos.
Após a possível autorização da vacina pela Anvisa, o Butantan deverá solicitar a definição de preço à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Em seguida, caberá à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde avaliar a inclusão da vacina no SUS.
Fonte: Agência Brasil