O programa “Energia do Bem”, que substitui eletrodomésticos como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos, que consomem mais energia, por aparelhos mais novos e econômicos, já começou a atender famílias de baixa renda no Alto Vale.
Esta iniciativa é conduzida no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE), concebido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e implementado pela Celesc em sua área de concessão.
Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, essa iniciativa não apenas aprimora a eficiência energética, mas também reforça a missão da empresa de contribuir para um ambiente mais sustentável. “O propósito principal do projeto é a substituição de equipamentos ineficientes, após uma avaliação de viabilidade técnica e econômica. Nesta fase, priorizamos a troca de lâmpadas e chuveiros, além do cadastramento de refrigeradores”, explica Tarcísio.
O Projeto Energia do Bem está programado para substituir, em cidades do Alto Vale do Itajaí, 2.000 geladeiras, 6.000 chuveiros com trocador de calor e 18.000 lâmpadas LED.
A substituição dos equipamentos é realizada de forma totalmente gratuita para o consumidor, e o recolhimento dos aparelhos ineficientes é obrigatório.
Como participar
Os consumidores potencialmente elegíveis para participar do projeto são pré-selecionados no município com base em informações provenientes do banco de dados da Celesc e das secretarias de assistência social locais. “Os clientes da Celesc receberão visitas da empresa contratada, que fornecerá todas as informações necessárias, dispensando a necessidade de iniciativa por parte do consumidor,” destaca o gerente de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias.
Como funciona a visita
As empresas responsáveis por essa etapa são a 5EC Engenharia Ltda. e a Lojas Colombo S.A. As equipes da 5EC percorrerão os bairros selecionados, devidamente identificadas com crachá e uniforme, utilizando veículos marcados nas portas com a frase “A serviço da CELESC”, o “Logotipo do Programa de Eficiência Energética ANEEL”, o “Logotipo da CELESC” e o “Logotipo da Executora”. Em caso de dúvida sobre a identificação dos funcionários da Celesc, é possível ligar para 0800 048 0120.
Durante a visita, a empresa executora entra na residência do consumidor, verifica os equipamentos, analisa a conta de energia elétrica da unidade consumidora e os documentos da pessoa responsável presente. Além disso, explica o projeto, o funcionamento dos novos equipamentos, realiza registros fotográficos e coleta a assinatura do responsável, que pode optar por ser beneficiado pelo projeto ou não.
As lâmpadas e os chuveiros eficientes são instalados pela mesma empresa responsável pela visita de diagnóstico, mediante o consentimento do responsável. Eventuais substituições de equipamentos de refrigeração serão realizadas em uma data posterior.
Sobre o programa “Energia do Bem”
O projeto “Energia do Bem” é destinado a clientes cadastrados como baixa renda e que integra o Programa de Eficiência Energética da empresa, focado na sustentabilidade. A substituição dos equipamentos se dá de forma completamente gratuita para o consumidor e o recolhimento para descarte do equipamento ineficiente é obrigatório.
O projeto tem um impacto social importante por promover a economia de recursos de clientes que estão em tratamento médico com alto impacto no consumo de energia.
” O conteúdo deste e-mail é estritamente confidencial e destina-se apenas ao destinatário especificado. É proibido modificar ou compartilhar o seu conteúdo com qualquer terceiro sem o consentimento por escrito do remetente. Se este e-mail chegou por engano, por favor nos informe para que possamos garantir que isso não aconteça no futuro e exclua a mensagem”.