A Diocese de Rio do Sul já possui dois orçamentos em análise, aguardando um terceiro para a definição da melhor alternativa
A Catedral São João Batista, em, Rio do Sul, está em fase de levantamento de orçamentos para diversas melhorias estruturais, incluindo a climatização do espaço, especialmente devido às altas temperaturas registradas no último verão.
A iniciativa, segundo o padre Ari João Erthal, conta com o apoio de Dom Adalberto, bispo da Diocese, já possui dois orçamentos em análise, aguardando um terceiro para a definição da melhor alternativa. “Além da climatização, a equipe responsável pelo projeto também avalia a capacidade da rede elétrica para garantir que suporte a nova demanda. Paralelamente, está sendo estudada a modernização da iluminação externa, que ainda utiliza um sistema antigo de reatores, resultando em alto consumo de energia e aquecimento excessivo”, explicou.
Outras melhorias previstas incluem a limpeza e pintura da parte externa, a substituição do telhado na área posterior da Catedral e a restauração do órgão de tubos, cujo orçamento já foi elaborado e deve resultar em um projeto específico para sua recuperação. Também há estudos para a implantação de placas de energia fotovoltaica, visando maior eficiência e sustentabilidade no consumo de energia.
Ainda não há um cronograma definido para a execução das obras, mas a expectativa é que as intervenções prioritárias sejam realizadas ainda este ano, conforme destaca o padre. “No entanto, devido às restrições financeiras, o apoio da comunidade é essencial, principalmente na tradicional festa da Catedral em junho. A definição das prioridades será feita em conjunto com o Conselho de Pastoral, garantindo que as melhorias sejam planejadas de forma estratégica e sustentável”, finalizou.
Texto: Jéssica Sens / Rádio Mirador