Presidente da entidade concedeu entrevista ao Jornal do Alto Vale na manhã desta segunda-feira (7)
Nesta segunda-feira (7), o Jornal do Alto Vale, recebeu a presidente do Observatório Social de Rio do Sul, Uiara Ramos Uller, que falou sobre a atuação da entidade na cidade. Responsável pela fiscalização de editais de processos licitatórios, o Observatório busca garantir a correta aplicação dos recursos públicos através de metodologia própria desenvolvida na entidade. Ela ainda falou sobre o diálogo com o Executivo e Legislativo rio-sulense, além da busca por voluntários para atuar na área e sobre o acompanhamento do edital de concessão da coleta de lixo e limpeza urbana da cidade.
“O Observatório Social é uma entidade sem fins lucrativos, tendo origem através da iniciativa privada, entidade civil organizada, que busca fazer um movimento estruturado para que a gente possa garantir melhor e mais eficiente gestão dos recursos públicos. É um movimento organizado por voluntários, a gente tem hoje, no nosso quadro, apenas dois colaboradores que são remunerados e os demais são voluntários. Nos reunimos através de uma metodologia, de um sistema estruturado de monitoramento dos recursos públicos”.
Uiara assumiu a gestão da entidade em novembro de 2024, mesmo ano que a entidade completou 10 anos de atuação. Ela ressaltou que no período da pandemia a entidade perdeu voluntários, que estão sendo captados novamente. “Quando eu assumi em novembro do ano passado, o primeiro objetivo foi atrair, buscar membros, convidar as pessoas comuns a fazer parte desse movimento. Além de constituir uma diretoria que atenda aos critérios, nós precisamos ser apartidários, garantindo a isenção do participante, do voluntário, sem ter qualquer conflito de interesse e está sendo uma experiência bem interessante”, falou.
Uiara também falou sobre o relacionamento com o Legislativo e Executivo de Rio do Sul, que estão há quatro meses na gestão. “Nós estamos bem felizes, porque quando eu assumi como presidente, a eleição havia já acontecido e por iniciativa do Legislativo e Executivo, a gente foi procurado e esse relacionamento começou no fim do ano passado, antes mesmo de eles assumirem suas funções. Há algumas semanas conseguimos reunir todos os secretários da Prefeitura de Rio do Sul, pela primeira vez, para apresentar o Observatório e construir relacionamentos, porque o nosso objetivo não é estar ali para apontar, porque isso todo mundo faz, o agente comum, mas estar ali para criar relacionamento e sustentar a boa aplicação do recursos públicos”, falou.
Ouça a entrevista na íntegra em: