São pelo menos 30 máquinas e equipes se revezando para recolher os entulhos espalhados pela cidade em turnos que ultrapassam as 18 horas de trabalho. O volume de materiais é muito grande e, segundo estimativas iniciais, deve ser 10 vezes ou até mais do que o registrado na cheia de outubro, quando quase 3,2 mil toneladas de material foram recolhidos. Porém, ainda é cedo para concluir a projeção.
Para o recolhimento, é necessário um grande esforço para limpeza das ruas. Por conta disso, a Secretaria de Obras de Rio do Sul pede a compreensão dos moradores e que evitem depositar o entulho em várias fases. Já há registro de ruas limpas que receberam novamente os materiais.
Os moradores estão cumprindo o solicitado pela Defesa Civil, com depósito das pilhas de entulhos na área de estacionamento, possibilitando o carregamento por máquinas e a liberação da calçada para os pedestres. Pede-se apenas para cuidado com o trânsito, deixando a via aberta.
Cronograma de recolhimento de entulhos – Quinta-feira (23)
Rua Carlos Gomes
Rua Rui Barbosa
Rua 15 de Novembro
Rua Barão do Rio Branco
Ruas próximas a Fundação Cultural
Ruas do Canoas – Princesa Isabel, Dom Pedro II e imediações
Lavação de ruas
Prevista principalmente em prédios públicos municipais e estaduais, em virtude da chuva prevista para quinta-feira (23). O Corpo de Bombeiros está com seis equipes no município ajudando no trabalho, além de prefeituras que enviaram caminhões e operários.