Prefeitos do Alto Vale do Itajaí receberam na tarde desta quarta-feira (30) o delegado da Receita Federal de Blumenau, Eduardo Burigo de Sousa, para explicar os motivos do fechamento da agência do órgão em Rio do Sul e da intenção de instalar nos municípios da região Pontos de Atendimento Virtual.
Cerca de 20 serviços já são ofertados pelo órgão em Lontras, Ibirama, Presidente Getúlio, Salete e Taió. Entre eles, os que envolvem questões de Imposto de Renda, movimentações relativas ao Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física e o Cadastro de Imóveis Rurais, consultas de pendências fiscais e emissão de documentos diversos.
Rio do Sul, Ituporanga e Pouso Redondo assinaram o acordo durante a assembleia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e em breve também contarão com esses atendimentos.
Outro assunto que norteou a reunião dos prefeitos foi a apresentação do Projeto Refloresta Alto Vale, que pretende ampliar a área de reflorestamento na região. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias de Madeiras do Médio e Alto Vale do Itajaí (Sindimade) e da Central da Indústria da Madeira (Floema). O presidente do grupo Ricardo Rossini destacou a necessidade de fomentar o plantio de pinus e eucalipto a fim de proporcionar a autossuficiência das indústrias madeireiras da região que não têm florestas próprias para manterem a produção.
A principal demandada da indústria é por pinus (84% do consumo). No entanto, essa árvore não tem sido cultivada no Alto Vale do Itajaí, o que obriga as empresas a buscarem a matéria-prima em outras regiões do Estado, como no Planalto Norte.
Após a assembleia geral, os prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores participaram da inauguração da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Multifinalitário (CISAMAVI), que abrange 28 municípios. O consórcio atua nas áreas de saúde, meio ambiente, infraestrutura, compras compartilhadas e licenciamento ambiental.
Foto/crédito: Rodrigo Horst