O Ministério da Educação divulga, nesta terça-feira (30), o resultado da primeira chamada do Sistema de seleção Unificada (Sisu). O programa garante vaga em instituições públicas de ensino superior. Ao todo, são 264 mil vagas disponíveis em 127 universidades e institutos participantes do programa.
As matrículas começam já nesta terça-feira e vão até dia 7 de fevereiro. Estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera, também até 7 de fevereiro, pelo portal de acesso único.
Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes para o preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular.
Prouni
Na segunda-feira (29), também foram abertas as inscrições para o Programa Universidade para todos (Prouni), que vai garantir 406 mil bolsas para cursos superiores em instituições de ensino privadas. Dessas, mais de 308 mil serão integrais e 97 mil parciais – de 50% da mensalidade, em mais de 15 mil cursos em todo país.
Para se inscrever no Prouni, é preciso ter participado da edição do ENEM de 2023 ou 2022, e ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas de todas as provas. Também não pode ter zerado a redação. Como forma de classificação, o Ministério da Educação considera a edição do Enem em que o participante teve a maior nota.
Para ter acesso a uma bolsa integral, o estudante precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola privada; e comprovar renda familiar bruta mensal de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar por pessoa deve ser de até 3 salários mínimos.
As inscrições para o Prouni vão até dia 1º de fevereiro também no site de acesso único. A primeira chamada será no dia 6 de fevereiro, e a segunda em 27 do próximo mês.
Foto/crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil