A prefeitura de Rio do Sul recebeu nota A, em ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A pesquisa que confere o envio de informações contábeis e fiscais dos municípios, é elaborada anualmente desde 2019 e, pela primeira vez, colocou a capital do Alto Vale com a nota A. Foram cumpridos 95,4% dos requisitos e a cidade foi a 288ª melhor entre todos os 5.570 municípios brasileiros.
Todos os entes municipais, estaduais e nacional têm, por obrigação periódica, enviar informações fiscais e contábeis à Secretaria do Tesouro Nacional. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe.
O ranking atual leva em conta dados enviados ao final de 2023, que a cada ano avalia um número maior de critérios. No ano passado, foram 161 verificações, 20 a mais do que no ano anterior. São dados referentes a informações contábeis como movimentações orçamentárias, despesas empenhadas e liquidadas e a matriz de saldos contábeis, entre outros.
Este ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
Para o prefeito José Thomé, a nota máxima no ranking demonstra a preocupação e o cuidado da administração pública com as informações que são necessárias para envio à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “É um trabalho técnico, específico do setor de contabilidade, mas que envolve toda a gestão de nossa equipe da Secretaria de Fazenda, entre outros setores, sempre com transparência e zelo com os recursos e o orçamento público”, explica. (Ascom Rio do Sul)