A prefeitura de Rio do Sul recebeu novamente o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública para o ano de 2023, em avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Este é o segundo ano consecutivo que a avaliação é feita e, novamente, a Capital do Alto Vale recebe tal certificação, reconhecendo o portal de Transparência do executivo municipal dentro do padrão de avaliação.
A avaliação é feita pela Atricon e com apoio do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE/MT) e do Tribunal de Contas da União (TCU). É uma atualização do sistema “Radar”, ferramenta que divulga ampla gama de informações sobre a transparência pública no Brasil, incluindo as dos Tribunais de Contas, prefeituras e câmaras de vereadores.
Essa classificação foi estabelecida com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais. Para aqueles dentro da classificação “ouro”, foram atendidos 100% dos critérios essenciais e o nível de transparência está classificado entre 85% e 94%.
Este é o segundo ano que Rio do Sul conquista o Selo Ouro, por grupos de transparência com contratos, informações prioritárias, licitações, recursos humanos, serviços de informação ao cidadão, despesas, diárias, informações institucionais, relatórios, ouvidorias, acessibilidade, receita e serviço de informações ao cidadão.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, reforça que há uma cobrança muito grande da equipe de gestão para que as ferramentas de transparência estejam atualizadas e cumpram rigorosamente as exigências legais. “Somos uma cidade referência em transparência, sendo a primeira no Estado em ranking elaborado pela UFSC e Udesc. Nós buscamos sempre a excelência no serviço e ficamos muito felizes pelo reconhecimento neste levantamento da Atricon e dos Tribunais de Contas”, detalha.
Foto: Raphael Stuy