Aumento dos serviços de saúde e atendimento especializado podem ser fatores que contribuem com a melhoria
A cidade de Rio do Sul reduziu a taxa de mortalidade infantil em 57% em 2023 comparado ao ano anterior, com índice que volta a estar abaixo de 10, que é a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No ano passado foram 6 óbitos de crianças menores de um ano para um total de 891 nascimentos, chegando-se a taxa de 6,73. Em 2022, o índice foi de 15,85 pontos, com 883 nascimentos.
A redução pode ser atribuída a diversos fatores, como a oferta de exames e consultas no período de gestação, acompanhamento especializado e um trabalho articulado entre unidades básicas de saúde, Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e o Hospital Regional Alto Vale para as situações de alto risco.
Além disso, melhores hábitos de saúde, educação, imunização, cuidado profissional e conscientização da família podem fazer toda a diferença para que a criança tenha uma condição de vida ainda melhor.
Para a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, as políticas públicas de saúde também podem ser determinantes para este desempenho ter melhorado. “Estamos em constante acompanhamento das pacientes e também da qualidade de vida das crianças. O curso de gestantes ocorre de 4 a 5 vezes por ano, com média de 50 participantes cada, além do Programa Crescer, que leva conhecimento multidisciplinar para as famílias diretamente nas unidades de saúde. É uma grande rede para melhorar as condições de saúde da família”, comenta.
Novo curso de gestantes começa nesta semana
Para atender a demanda de gestantes, muitas vezes com dúvidas, receios, medos e diferentes pontos de vista sobre hábitos de saúde, qualidade de vida e cuidados para si própria e o bebê, a Secretaria de Saúde inicia 2024 com o primeiro curso voltado para as mães de primeira viagem ou até mesmo aquelas que já tiveram filhos. A atividade começa na quinta-feira (8), a partir das 18h30, na Casa da Amizade, no bairro Santana.
O curso que é aberto a acompanhantes, tem 55 inscritos e está com todas as vagas ocupadas para esta edição. A grade curricular envolve quatro encontros, todos com a presença de equipe especializada que dá dicas e orientações aos participantes. Nesta edição, o curso contará com apoio de ginecologista, socorrista do Corpo de Bombeiros, pediatra, enfermeira, psicólogo, assistente social, enfermeiro obstetra e visita guiada à maternidade do Hospital Regional Alto Vale. Todo o curso é gratuito e são realizados em torno de 4 a 5 eventos por ano.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul