Uma reunião plenária entre membros do Conselho Estadual do Esporte de Santa Catarina definiu que Rio do Sul será novamente a cidade-sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
A 62ª edição da competição deverá acontecer em novembro, em data ainda a ser confirmada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Em 2022, Rio do Sul já recebeu o evento que envolveu representantes de 112 municípios e quase seis mil pessoas envolvidas. Além do fomento esportivo, pelo investimento do Governo do Estado em melhorias nos espaços de competição, o comércio e o setor de serviços também são impulsionados com injeção de recursos dos participantes.
Para 2023 a competição terá novidades, como a modalidade de apresentação do beach tennis. Além disso, outras modalidades se fixaram oficialmente no quadro de pontos, como o jiu jitsu e o boxe. No total são 47 troféus em disputa, nos naipes masculino e feminino. A expectativa é que o número de atletas também seja superior a seis mil participantes.
A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul já se organiza para a competição, trabalhando em diversos detalhes da organização, como orçamentos e contratação de serviços. Muitos dos serviços ainda serão alinhados ao lado da equipe técnicos e logística da Fesporte, trabalho que deve ocorres nos próximos meses.
O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, comemorou a homologação do CED, credenciada pela competição realizada em 2022. “Trabalhamos muito no último ano para entregar um evento grandioso, dentro da nossa realidade, mas com qualidade. E isso refletiu na escolha deste ano novamente. Com mais bagagem e uma estrutura melhor, temos certeza que entregaremos um evento ainda mais especial para a comunidade rio-sulense e para os esportistas de Santa Catarina”, comentou.