O Brasil voltou das Olimpíadas de Paris com 20 medalhas e 67 atletas premiados. Desse total, apenas uma delas foi conquistada por uma atleta catarinense, e foi o bronze de Rosamaria no vôlei de quadra feminino. No ranking olímpico dos estados criado pelo ge, Santa Catarina aparece nas últimas posições.
Quadro de medalhas de Paris 2024
Santa Catarina não tem nenhuma medalha de ouro. Os atletas catarinenses conquistaram 10 medalhas na história das Olimpíadas, sendo seis medalhas de prata e quatro de bronze. O Estado aparece na 19ª colocação no ranking de estados com mais atletas medalhistas.
São Paulo lidera com 232 medalhistas olímpicos. É mais que o dobro do que tem o Rio de Janeiro, segundo colocado com 99 medalhas. Completam o top-10, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba.
Para criar o ranking, a pesquisa levou em conta os 170 pódios do Brasil na história das Olimpíadas, o que representa um total de 609 atletas medalhados. Alguns deles, conquistaram mais de uma medalha, como é o caso de Rebeca Andrade, que representa São Paulo, mas subiu seis vezes no pódio.
foto e fonte: Fesporte