O Alto Vale do Itajaí, é conhecido por sua força na indústria têxtil, e por isso agora terá a Rota de Compras, uma nova opção de turismo na região. O projeto, que abrange as cidades de Rio do Sul, Laurentino e Presidente Nereu, promete valorizar a identidade industrial da região e oferecer uma experiência a mais aos visitantes.
A iniciativa é resultado de uma colaboração entre o SEBRAE, o Sinfiatec e a Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Através de uma consultoria especializada do SEBRAE, parte do Programa Agente de Roteiros Turísticos, a Rota de Compras está avançando e será oficialmente lançada na Feira BNT Mercosul, em Balneário Camboriú, no mês de maio.
A rota contará com 10 empresas do setor têxtil, incluindo lojas de fábrica, outlets e shoppings, destacando produtos como jeans, alfaiataria, moda íntima e vestuário com tecnologia de proteção UV. Além do vestuário, a rota também oferecerá produtos locais, alimentos, bebidas, itens de decoração e móveis. O Guia de Compras de Rio do Sul e Região, que será apresentado na BNT Mercosul, incluirá dicas de lugares para visitar, como atrativos religiosos, rurais e gastronômicos.
O projeto vai unificar potenciais do Alto Vale, segundo o presidente do Sinfiatec, Hemerson May. “Os potenciais importantes para a economia da região são dois segmentos: turismo e confecção. Vamos envolver cidades e empresas, que estão alinhando um projeto importante para o futuro. Acredito também, que isso dá uma nova concepção de valor agregado para o produto que a gente produz”, enfatiza.
De acordo com a analista técnica do Sebrae, Ana Paula Rosenbrock, a Rota de Compras vai ser um guia bem completo de vários atrativos da cidade e região. “Além das lojas de fábrica e shoppings, como o Polo Shopping e o Fabricenter, agregamos outros produtos e pontos turísticos para enriquecer a experiência do turista na rota de compras, como pontos turísticos como a Catedral São João Batista, uma propriedade rural em Presidente Nereu, a imagem de Nossa Senhora das Graças em Laurentino. Inclui sugestões de hospedagem, gastronomia local, e até uma visita à pizzaria temática. Além disso, garantindo que os visitantes desfrutem de uma cerveja local e da famosa torta de frango de Rio do Sul”, conta.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini, destaca a importância da rota para o desenvolvimento econômico local. “A Rota de Compras Rio do Sul e região tem como foco desenvolver o varejo, nosso maior setor econômico, e em fortalecer o protagonismo de Rio do Sul como capital do Alto Vale. Com o apoio técnico do SEBRAE, estamos estruturando o roteiro para posicionar Rio do Sul no mapa do turismo estadual, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica de compras e acesso às belezas naturais da nossa cidade e região.”