A expectativa para 2025 é 4,5 mil toneladas sejam comercializadas
Iniciou nesta terça-feira (1º) a safra do pinhão em Santa Catarina. E conforme relatório da Epagri, há previsão de redução de 35% na produção em relação ao ano anterior, o que deve resultar no aumento do preço pelo Estado.
Até o último dia de março a extração seguia proibida por conta do período de defesa da araucária, essencial para a preservação da sede. A expectativa para 2025 é 4,5 mil toneladas sejam comercializadas. Em cidades como Painel, Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Capão Alto e Urubici há grande número de produtos envolvidos com a colheita do pinhão. Em visita a propriedades na Serra Catarinense, principal polo de produção do pinhão, técnicos da Epagri observaram grande oscilação na quantidade esperada entre os municípios.
A semente, típica do outono e inverno, tem forte presença na cultura regional e é fonte de sustento para milhares de produtores, especialmente em áreas rurais. Mesmo com a possível baixa em algumas regiões, o produto deve continuar sendo destaque nas feiras e mercados durante os próximos meses.