Com 20% da participação no mercado brasileiro, portos catarinenses registram crescimento expressivo no primeiro quadrimestre de 2025 e superam desempenho nacional em movimentação de cargas
Santa Catarina consolidou sua liderança na movimentação de contêineres entre os estados da Região Sul do Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), compilados pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). No primeiro quadrimestre de 2025, o estado respondeu por 20% da movimentação nacional, ou seja, um em cada cinco contêineres movimentados no país passou por portos catarinenses.
O desempenho supera significativamente os estados vizinhos: o Paraná registrou 10,1% de participação, enquanto o Rio Grande do Sul ficou com 6,21%. Em termos de movimentação total de cargas, Santa Catarina também apresentou o maior crescimento do Brasil no período, com alta de 7,93% em relação aos quatro primeiros meses de 2024. No cenário nacional, o indicador teve queda de 1,1%.
“O papel de Santa Catarina no comércio internacional é fundamental. Nossos portos recebem matérias-primas para indústrias de vários estados e exportam produtos industrializados de toda a região. Com os investimentos públicos e a PPP que ampliou a capacidade da Baía da Babitonga, esses números tendem a crescer ainda mais”, destacou o governador Jorginho Mello.
Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o desempenho reflete o esforço conjunto na gestão e modernização dos portos. “Mesmo em um cenário competitivo e desafiador, os investimentos em infraestrutura têm ampliado a eficiência logística e mantido o estado como um dos principais corredores de importação e exportação do Brasil”, avaliou.
Entre janeiro e abril deste ano, os portos catarinenses movimentaram 949,1 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), volume 16% superior ao mesmo período de 2024. Isso representou o transporte de 10,2 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas, um aumento de 19,2%.
O Porto Itapoá lidera o ranking estadual, com 489,8 mil TEUs movimentados, consolidando-se como o terceiro maior terminal de contêineres do país. Em seguida, o Portonave, em Navegantes, movimentou 348,1 mil TEUs, ocupando o quarto lugar no ranking nacional. Os portos de Itajaí e Imbituba registraram movimentações de 73,6 mil e 37,4 mil TEUs, respectivamente.
Já na movimentação total de cargas, os portos catarinenses somaram 21,8 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre. O Porto de São Francisco do Sul liderou com 5,7 milhões de toneladas, seguido por Itapoá (5,4 milhões), Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (3,4 milhões), Portonave (3,3 milhões), Imbituba (2,3 milhões) e Itajaí (858,3 mil). Outros Terminais Portuários Privados (TUPs) movimentaram, juntos, 178,6 mil toneladas.
Fonte: SECOM / Governo do Estado