A Polícia Federal lançou na quarta-feira (25) a operação Terabyte, visando desmantelar redes de abuso sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Em Santa Catarina, ações ocorreram em Gaspar, Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas, Lages e Rio do Sul, com um total de 141 mandados de busca e apreensão cumpridos.
Em Gaspar, a operação foi acompanhada pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) e a Polícia Científica. Embora não tenha havido detenções na cidade, cinco prisões em flagrante foram realizadas em Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas e Lages. Em Canoinhas, a Polícia Militar resgatou um menino que frequentava a casa de um dos investigados.
A operação recebeu este nome devido à expressão “terabyte”, que representa uma grande quantidade de dados armazenados, refletindo a imensa quantidade de material de abuso sexual infantil que os suspeitos possuem.
Dados alarmantes mostram que no Brasil, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso, com 51% delas entre 1 e 5 anos. Em Santa Catarina, são registrados 5,3 casos diários de estupro de vulnerável, com um total de 1.936 denúncias no ano passado.