Subiu para 52 o número de cidades com abrigos abertos em virtude das chuvas em Santa Catarina. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família na tarde deste domingo (8). Outros municípios também estão com abrigos preparados e prontos para ativá-los caso seja necessário.
A cidade com o maior número de abrigos é Rio do Sul, onde a última atualização aponta 998 pessoas em 21 abrigos e mais de 6.900 desalojadas. Em seguida vem Blumenau com nove abrigos, Tubarão com oito e Lontras com sete. São 121 abrigos abertos até o momento e a tendência é que o número siga aumentando devido à chuva forte que cai em quase todas as regiões.
Nos abrigos, além do acolhimento, equipes de Assistência Social dos municípios também estão fazendo cadastro dos moradores e identificando as necessidades de cada família.
A secretária Maria Helena Zimmermann ressalta que a SAS segue acompanhando em tempo real a situação no estado e trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos de segurança para garantir o atendimento a todos. “O pedido do governador Jorginho Mello é que a gente foque os primeiros atendimentos para garantir a segurança e bem-estar das pessoas. É uma situação muito difícil para todas as famílias, mas juntos vamos superar esse momento e depois reconstruir tudo que foi perdido”, ressalta.
Uma sala de situação foi aberta na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e uma equipe técnica faz contato com a equipe da assistência social de todas as cidades que registraram algum tipo de ocorrência cadastrada. Até agora já foram atendidos mais de 140 municípios. A Secretaria também integra o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que se reúne em situações de emergência na Defesa Civil.
Para que não falte nada aos abrigados o Governo de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil e Assistência Social, também já encaminhou para as regiões colchões, kits de higiene, cestas básicas para o primeiro atendimento às famílias. Em Rio do Sul, uma das cidades mais atingidas, uma nova entrega foi feita na tarde deste domingo.
Fonte: Helena Marquardt / Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul